Morar no interior nunca foi tão interessante

Agroturismo

Estão enganados os que pensam que morar no campo é sinal de alienação e isolamento. A vida em fazendas e sítios com todas as suas particularidades atrai muitas pessoas que não conseguem ter contato com esse tipo de experiência no dia a dia ou querem intensificar seu rol de aventuras naturais.

Não seria ruim sair da correria da cidade, do vai e vem dos carros e do barulho, para acordar com o cantar do galo, tirar leite, plantar e cuidar de uma orta, andar por uma bela propriedade, entre outras peripércias, não é mesmo? Assim pensam os turistas que buscam essa forma de viajar e descansar.

Com essa demanda, muitos agricultores vêem suas propriedades e pequenos (ou grandes) empreendimentos como oportunidade de fomentar o agroturismo.

Agricultura

O agroturismo surgiu na Europa, na década de 60, onde as pessoas começaram a hospedar-se nas propriedades rurais para se desligarem da grande agitação, e estabelecerem relacionamentos diferentes dos habituais nos centos urbanos.

Hoje, essa prática atrai visitantes e viajantes para áreais agrícolas, ainda com propósitos recreativos, mas também educacionais. E muitos fazendeiros descobriram no turismo uma forma de complementar seus agronegócios e gerar mais renda.

Os agroturistas buscam uma inserção na história e na arte inseridas na vida rural, bem como os métodos de cultivo e cultura agrícola. Além disso, também procuram entender de onde vêm os alimentos e como vivem as pessoas que trabalham diretamente com a terra.

Por causa da preocupação crescente dos consumidores em relação aos alimentos e sua origem, aumenta o interesse sobre a agricultura e a pecuária. Outro motivo para o crescimento desse mercado é a reconexão com as práticas do passado.

Leite

Mas, como um fazendeiro pode ganhar dinheiro atrávés do Agroturismo?

Esse empreendimento pode fazer parte de sua propriedade de três formas:

  • Suplementar: Quando o agroturismo apoia a atividade principal da fazenda. Por exemplo, se você trabalha com produção de leite e esta é a principal atividade da propriedade, você pode abri-la para hospedar turistas interessados em aprender mais sobre esse ofício, gerando uma renda extra.
  • Complementar: Quando o agroturismo e a a agricultura tradicional são partes igualmente importantes e rentáveis de um sítio.
  • Principal: Neste caso, o agroturismo é a principal atividade. Um exemplo disso poderia ser uma fazenda que cultiva morangos, cuja renda vem em sua maior parte dos turistas que pagam para passar o final de semana, acompanhar o cultivo e ainda comprar morangos frescos.

agro2

Isso seria maravilhoso, não é mesmo?

Que tal mostrar o seu mundo para o resto do mundo? Estamos aqui para isso 😜

Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>