Belo Horizonte, BH

Visitar Belo Horizonte é ter experiências inacreditáveis: Arte, Fé, Cultura, Natureza... Tudo isso aliado à uma extensa área urbanizada.

Capital de Minais Gerais, Belo Horizonte tem a concentração urbana mais populosa do país. Já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida da América Latina e a 45° entre as 100 melhores cidades do mundo. UAU!

Chamada carinhosamente de “BH”, a cidade é mundialmente conhecida e exerce influência nacional e internacional em qualquer ponto de vista: cultural, econômico ou político.

 

FAZ JUS AO APELIDO DE “CIDADE JARDIM”

Belo Horizonte é uma das capitais mais arborizadas do país, sendo este um dos motivos de ter recebido o título de “Cidade Jardim“. São aproximadamente 560 mil árvores – número que sobe para 2 milhões, quando considerados os parques e áreas de preservação. Aos 27 parques acrescentam-se cerca de 500 praças e diversas áreas verdes! Lugares maravilhosos e ideais para passear com a família e com os amigos.

Resultado de imagem para Parque Municipal Américo Renné Giannetti

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti  é o jardim público mais antigo da cidade, inspirado nos parques franceses. Foi inaugurado em 1897, no terreno da antiga Chácara do Sapo, que pertencia a Aarão Reis, engenheiro responsável pelo planejamento de Belo Horizonte. Projetado pelo arquiteto paisagista francês, possui estilo romântico inglês. Na área de 182 mil metros quadrados de extensa vegetação,  vale a pena percorrer suas pequenas ruas e desfrutar do contato com a natureza, seja andando de bike, caminhando, correndo, ou simplesmente admirando as diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas, como: figueiras, jaqueiras, cipreste-calvo, flamboyant, eucalipto, sapucaia, pau-mulato e pau-rei. O espaço também abriga mais de 100 espécies de aves entre bem-te-vis, sabiás, garças, periquitos, pica-paus, sanhaços, saíras e outros animais, como gambás e micos. É um verdadeiro refúgio para a fauna silvestre!

Além do Parque Municipal, o Parque das Mangabeiras, na Serra do Curral,  é a maior área verde da cidade e um dos maiores parques urbanos da América Latina!

Resultado de imagem para parque das mangabeiras bh

Com 2,3 milhões de metros quadrados de matas nativas, é o local ideal para fazer trilhas, onde no caminho você pode encontrar micos, esquilos e outros animais silvestres.

No local tem ainda quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos para crianças e arenas para shows e teatros!

O Parque ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, ou Parque Ecológico da Pampulha, está localizado na Ilha da Ressaca, na Lagoa da Pampulha. Resultado de imagem para parque ecologico da pampulha

O espaço privilegiado para lazer, entretenimento e qualidade de vida, ocupa 300 mil metros quadrados, divididos em três áreas: uma para visitação pública, outra para passeios monitorados de pesquisadores e uma restrita, que é a reserva florestal de árvores e plantas representativas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Floresta Amazônica.

Na orla da Lagoa da Pampulha, o parque é o ambiente ideal para soltar pipa com as crianças e brincar no playground de madeira. O local conta ainda, com aluguel de bicicletas!

 

CULTURA

Já o Jardim Botânico da UFMG tem um diferencial: É o “quintal” do Museu de História Natural da Universidade! Possui uma área com vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reúne, além das nativas, espécies exóticas.Resultado de imagem para museu de historia natural ufmg

O museu dispõe de um acervo formado por aproximadamente 150.000 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia e Arte Popular.

Parte desse acervo encontra-se exposto e pode ser visitado. Integrando esse acervo e envolvendo as áreas citadas também podem ser mencionados livros e periódicos, nacionais e estrangeiros, que se encontram na biblioteca do MHNJB-UFMG, assim como um expressivo conjunto de fotos e de documentos do museu, incluindo aqueles relativos ao Presépio do Pipiripau.Resultado de imagem para museu de historia natural ufmg

O museu dispõe ainda de um auditório, de um viveiro de mudas, uma lagoa, um anfiteatro ecológico e um jardim sensorial! Maravilhoso!

A PUC de Minas, possui o Museu Brasileiro de Ciências Naturais, que por meio de exposições, educação e pesquisa, preserva o patrimônio natural, histórico e cultural do Brasil. São coleções da fauna brasileira atual de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, principalmente de espécies do cerrado. Desenvolve pesquisas nas áreas de paleontologia, zoologia e conservação da natureza.Resultado de imagem para museu de ciências naturais puc minas

O Museu conta com um Jardim de Borboletas! Um local  onde as borboletas são abrigadas e alimentadas em todos os estágios de sua vida. Funciona também como uma ferramenta de Educação Ambiental para a conscientização da importância de se preservar a biodiversidade.

São oferecidas visitas monitoradas para grupos organizados, principalmente para crianças. As visitas são acompanhadas por educadores não-formais, que são universitários das áreas de Ciências Biológicas, História, Filosofia e Pedagogia. Os educadores são capacitados e ensinam o conteúdo das exposições esclarecendo quaisquer dúvidas a respeito do acervo do Museu.

Resultado de imagem para museu de ciências naturais puc minas

Durante as férias de julho e janeiro o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas oferece atividades de lazer educativo para crianças e adolescentes, que participam de atividades diferenciadas, relacionadas ao trabalho dos biólogos. São pacotes com duração de três horas que incluem oficinas, jogos educativos, visitas guiadas e lanche! Vale a pena levar seu pequeno, né?

Além desses Museus, BH conta ainda com o:

 

 

 

Circuito Cultural Praça da Liberdade: Iniciativa do Governo de Minas transforma conjunto de prédios históricos da Praça da Liberdade no maior complexo de cultura do Brasil;

o Conjunto Arquitetônico da Pampulha: projetado por Oscar Niemeyer, sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek;

o Mercado Central, que reúne o melhor de Minas: as comidas típicas, o artesanato, a cultura e a tradição;

e a Savassi! O bairro situado na zona sul de Belo Horizonte é conhecido pela grande quantidade de bares e por um desenvolvido comércio, lugar onde se conhecem várias culturas, culinárias e pessoas do Brasil e do mundo.

Já deu pra perceber que BH é um celeiro de cultura e possui uma relação íntima com a Arte e a Natureza!

 

Além dos Parques, Museus e famosos bairros, Belo Horizonte é o ponto de encontro de fiéis de diversas religiões. Possui belos e arquitetônicos templos, conhecidos em todo Brasil.

Entre esses templos, está o da Igreja São José.

Resultado de imagem para igreja de são josé bh

 O projeto arquitetônico do templo foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders. Com uma forma de uma perfeita cruz latina, a matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura. Teve sua decoração interior iniciada em agosto de 1910 e abriga  belas colunas no estilo coríntio, o grandioso presbitério, além de um órgão de tubos fabricado em 1927. Magnífica!

Resultado de imagem para igreja batista da lagoinha bhA Igreja Batista da Lagoinha, surgida em 1957,  tornou-se mundialmente conhecida através do Diante do Trono, um dos ministérios da Igreja que é reconhecido como um dos maiores grupos de música cristã nacional. É atualmente composta por pouco mais de 61.524 membros. O templo da igreja comporta cinco mil e quinhentas pessoas sentadas e foi construído de maneira que, todos  nas galerias, conseguem visualizar o altar.  A Igreja promove muitos congressos e eventos. Caso você more perto do templo e queira ser nosso Up Host, recebendo visitantes do mundo todo, clique aqui!

Visitar Belo Horizonte é ter experiências inacreditáveis: Arte, Fé, Cultura, Natureza… Tudo isso aliado à uma extensa área urbanizada.  A cidade ainda promove eventos de grande repercussão, como o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa.

Caso queira alugar uma acomodação perto de algum desses lugares ou queira uma ajuda para visitar os pontos turísticos, conheça a Jamal Up. Estamos aqui para que você conheça o mundo 😄

Vem com a gente! Até a próxima.

 

 

 

Information

Find More  

Articles

Find More  

Cânions brasileiros começam a ganhar fama no mundo. Listamos 5 pra você visitar ainda esse ano.

Quando se ouve a palavra Cânion (Canyon em inglês) logo pensamos nas paisagens norte-americanas. O Estados Unidos são donos sem dúvidas das mais famosas ou conhecidas formações de cânions do mundo, a formação rochosa norte americana conhecida como Grand Canyon se estende por centenas de quilômetros e recebem milhões de turistas nos seus principais pontos durante o ano inteiro. O que …

Continue reading  

Morar no interior nunca foi tão interessante

Agroturismo Estão enganados os que pensam que morar no campo é sinal de alienação e isolamento. A vida em fazendas e sítios com todas as suas particularidades atrai muitas pessoas que não conseguem ter contato com esse tipo de experiência no dia a dia ou querem intensificar seu rol de aventuras naturais. Não seria ruim sair da correria da cidade, …

Continue reading  

Uma nova forma de rentabilizar sua acomodação

Economia Compartilhada Em um post feito anteriormente, falamos um pouco sobre o que é economia compartilhada, a nova economia quem tem transformado a forma em que vivemos e vemos o mundo a nossa volta. As pessoas diminuiram significativamente a compra de CDs, em detrimento de arquivos digitais. As locadoras também sofreram um grande golpe, com o aumento dos filmes online. …

Continue reading