Pedra Azul

A região de belezas naturais mágicas, possui um dos 3 melhores climas do mundo e a segunda maior cobertura da Mata Atlântica do país.

Pedra Azul faz parte da região serrana do Estado do Espirito Santo e pertence ao município de Domingos Martins, a menos de 2 horas do Aeroporto de Vitória. É uma região de belezas naturais mágicas, possuindo um dos 3 melhores climas do mundo e a segunda maior cobertura da Mata Atlântica do país.

A região possuí a Pedra Azul como  o maior cartão postal, uma formação de granito e gnaisse de 1. 822 metros de altitude, que adquire comumente a coloração azul e verde de acordo com a incidência solar. Mas durante o por do sol a pedra costuma ficar laranja também.

Resultado de imagem para pedra azul es

Resultado de imagem para pedra azul es

 

Com casas aconchegantes, restaurantes requintados, típicos ou caseiros, é um  local para ir embora já querendo voltar.  Além disso,  a região tem se  preparado cada vez mais para receber turistas!

No Km 88 da BR-262 o visitante vai encontrar a entrada para a Rota do Lagarto. A Rota liga a BR-262 a ES-164. Este nome foi dado a estrada por conta da Pedra do Lagarto que, unida a Pedra Azul, forma uma das mais curiosas formações geológicas do país.

Na Rota do Lagarto fica localizado o Parque Estadual da Pedra Azul. Administrado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), o Parque foi criado visando a proteção desta área tão privilegiada. Foram catalogadas 182 espécies de aves (com atenção para as Andorinhas de Colar Branco e a quase extinta saíra apunhalada), 51 espécies de bromélias e 126 espécies de orquídeas. Além disso, também são encontrados veados, chimbinhas, preguiças e onças. Visitar Pedra Azul é reconectar-se com a natureza.

 

Subindo 800 metros para dentro do Parque, encontra-se o Centro de Apoio aos Visitantes. De lá costumam sair as trilhas, que são quatro: a das piscinas, do mirante, do lagarto e da base. As piscinas naturais são liberadas para banho, mas é importante sempre estar acompanhado de um guia.  Você pode visitar, também no parque, um museu ecológico que se encontra no Centro de Visitantes Júlio de Oliveira Pinho.

Se você quiser conhecer melhor a região da Pedra Azul e descobrir trilhas da região e do entorno, você pode chamar um Up Friend pra te acompanhar. Tenho certeza que vai ser uma aventura e tanto! 

Resultado de imagem para trilha em pedra azul es

Resultado de imagem para trilha em pedra azul esResultado de imagem para trilha em pedra azul es

Domingos Martins e municípios vizinhos, como Alfredo Chaves e Vargem Alta, são destino certo para esportes de aventura e ecoturismo. Trilhas, corridas, rapel, escaladas, alpinismo, parapente, bike, motos, cavalgadas, canoagem, golfe. Ufa! Cansamos só de ler, viu? Alguns dos principais eventos esportivos nacionais têm sido realizados na região!

Um passeio muito famoso no Parque é a Cavalgada Ecológica!

Resultado de imagem para cavalgada ecológica pedra azul
A exuberância do ecossistema local, aliada aos cavalos noruegueses da raça Fjord, conhecidos milenarmente por sua força e docilidade, são os principais atrativos das trilhas. Além do contato direto com os cavalos, na Cavalgada Ecológica o turista desfruta da natureza e vivencia novas e inesquecíveis experiências. 

Florestas nativas e plantadas, e piscinas naturais  são  pontos fortes dessa trilha a cavalo, cuja duração média é de 01h40min.

Maravilhoso né?

Resultado de imagem para cavalgada ecológica pedra azul

Os moradores da região são realmente prestigiados com tantos encantos que esse lugar traz. Por isso, se você quiser se hospedar na casa de um deles, a Jamal Up está aqui para isso, certo? Caso você more na região e queira disponibilizar sua acomodação para visitantes, seja um Up Host! Vem com a gente!

Uma curiosidade é que  é possível avistar o Parque Nacional do Caparaó estando na Pedra do Lagarto, que fica a aproximadamente 110 quilômetros de distância.

Informações importantes: 

Para programar o passeio pelas trilhas da Pedra Azul é necessário agendar no CAVI (Centro de Apoio ao Visitante) pelo telefone (27) 3248-1156 no horário de 08:00 às 17:00 horas ou através do e-mail: [email protected]

O parque é aberto para visitação de terça-feira a domingo. Às segundas-feiras fica fechado para manutenção. Todo passeio ao parque, deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 1 dia, e deverá sempre ser acompanhado por um Guarda Florestal do IEMA; O horário de funcionamento do parque é de 08:00h às 17:00h. O horário de saída para os passeios é 09:00h pela manhã e 13:30h à tarde.

Vamos juntos? Até a próxima!

 

 

Directory

Find More  

Articles

Find More  

Cânions brasileiros começam a ganhar fama no mundo. Listamos 5 pra você visitar ainda esse ano.

Quando se ouve a palavra Cânion (Canyon em inglês) logo pensamos nas paisagens norte-americanas. O Estados Unidos são donos sem dúvidas das mais famosas ou conhecidas formações de cânions do mundo, a formação rochosa norte americana conhecida como Grand Canyon se estende por centenas de quilômetros e recebem milhões de turistas nos seus principais pontos durante o ano inteiro. O que …

Continue reading  

Morar no interior nunca foi tão interessante

Agroturismo Estão enganados os que pensam que morar no campo é sinal de alienação e isolamento. A vida em fazendas e sítios com todas as suas particularidades atrai muitas pessoas que não conseguem ter contato com esse tipo de experiência no dia a dia ou querem intensificar seu rol de aventuras naturais. Não seria ruim sair da correria da cidade, …

Continue reading  

Uma nova forma de rentabilizar sua acomodação

Economia Compartilhada Em um post feito anteriormente, falamos um pouco sobre o que é economia compartilhada, a nova economia quem tem transformado a forma em que vivemos e vemos o mundo a nossa volta. As pessoas diminuiram significativamente a compra de CDs, em detrimento de arquivos digitais. As locadoras também sofreram um grande golpe, com o aumento dos filmes online. …

Continue reading