Salvador, BA

Toda cultura baiana deve ser celebrada. Viva Salvador! Viva Bahia!

Conhecida como a capital da alegria, Salvador é o lugar pra quem não gosta de ficar parado. O lugar contagia a todos com sua espiritualidade e intensidade! 

O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985.

 

Resultado de imagem para pelourinho

 

Não é segredo para ninguém que a Bahia é celeiro de grandes artistas conhecidos internacionalmente, e que, mesmo os que não nasceram na cidade, têm amor declarado por Salvador. Destacamos aqui, Ivete Sangalo, uma das maiores artistas com vendagem de discos no Brasil. Recebeu 15 indicações ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes, uma de ‘Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional’ em 2005. Apesar de ter nascido em outra região da Bahia, Ivete é apaixonada pela cidade e faz recorrentes shows na capital! 

Resultado de imagem para gilberto gilNatural de Salvador, Gilberto Gil, um ícone da Música Popular Brasileira, é conhecido por sua inovação musical e por ser ganhador de prêmios Grammys, Grammy Latino, galardeado pelo governo francês, com a Ordem Nacional do Mérito (1997), e pela UNESCO como “artista pela paz”, em 1999. Gil foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação e Ministro da Cultura do Brasil (2003–2008). Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana e reggae, por exemplo.

Resultado de imagem para carnaval de salvador

Palco de um dos maiores carnavais do mundo (maior festa de rua do mundo segundo o Guiness Book) o reconhecimento internacional da música de Salvador veio pelo anúncio de dezembro de 2015 da integração do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco, tendo sido reconhecida como “Cidade da Música”, título singular no país.

Além da música,  a Bahia possui obras conhecidas mundialmente!  Nomes como Gregório de Matos, João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado e Myrian Fraga deixam qualquer conterrâneo cheio de orgulho!  Seja pela publicação de romances, biografias, poesias, crônicas ou contos, toda cultura baiana deve ser celebrada! Viva Salvador, viva Bahia!

Inspiração para essas obras, são, inclusive, as belas praias de Salvador! Uma delas é a Orla da Barra.

Resultado de imagem para farol da barra

Um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, o Forte de Santo Antônio da Barra, popularmente conhecido como Farol da Barra, está situado no bairro da Barra, orla da cidade, e foi construído em 1534. Dentro está instalado o Museu Náutico da Bahia, único do gênero em todo o estado, que reúne acervo de achados arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes e  miniaturas. A visitação custa R$ 12. Estudante tem direito a meia entrada, e a visita pode ser realizada de terça-feira a domingo.

O Farol tem 22 metros de altura e sua luz pode ser vista a 60 km de distância! Lindo de se ver durante a noite. Internamente, o espaço tem 81 escadas em espiral, com piso antiderrapante e, em altura correspondente a sete andares.

Salvador é dividida entre Alta e Baixa, e a principal ligação entre as duas partes é o Elevador Lacerda:

Resultado de imagem para elevador lacerda

Com 72 metros e duas torres, o Elevador Lacerda foi idealizado pelo baiano Antônio de Lacerda em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto.

O elevador, que se encontra entre o Centro Histórico e a Cidade Baixa, conta com quatro cabines eletrificadas que comportam 32 passageiros cada uma, com um tempo de permanência de 22 segundos de viagem. Além disso, tem uma vista privilegiada do Mercado Modelo, tradicional centro de comercialização de produtos artesanais, e a Baía de Todos os Santos. O espaço foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2006.

Quem visita Salvador é marcado pelas crenças dos habitantes. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é uma das mais belas e antigas igrejas de Salvador. Fundada em  1703 e tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sua fachada é de estilo barroco, construída sob técnicas que transmitem sensações visuais de profundidade e sombra. A estrutura interna conta com 400 quilos de ouro.

Resultado de imagem para A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

O local também abriga o único conjunto de azulejaria portuguesa que representa a cidade de Lisboa, em Portugal, antes do terremoto de 1755. Baianos e turistas ainda podem encontrar na igreja a “Casa dos Santos”, espaço que guarda imagens em tamanho natural. Um verdadeiro tesouro histórico e cheio de fé! 

Não poderíamos deixar de citar a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim! Famosa no Brasil inteiro, fica localizada no bairro do Bonfim, Cidade Baixa. O espaço pode ser visitado todos os dias, das 6h30 às 18h, exceto no domingo quando a visitação começa a partir das 9h. A entrada é gratuita.Resultado de imagem para igreja do senhor do bonfim salvador

A Igreja do Bonfim tem como tradição a lavagem das escadarias, que sempre atrai milhares de peregrinos, fiéis e turistas na segunda quinta-feira do mês de janeiro, após o Dia de Reis.

Os portões que circundam o espaço são revestidos por milhares de fitinhas do Senhor do Bonfim colocados por fiéis de todo o mundo que visitam o local para fazer pedidos ao santo. O local é símbolo da espiritualidade baiana! 

Salvador tem muitos lugares históricos e lindos. Se você conhece bem a capital baiana, seja um Up Friend da Jamal Up e acompanhe visitantes do mundo todo! Além disso, você também pode ser nosso Up Host e receber turistas em sua casa.

Talvez você pense que não, mas acreditamos:  a sua casa é o mundo.

Vamos juntos!

 

 

 

 

Directory

Find More  

Articles

Find More  

Cânions brasileiros começam a ganhar fama no mundo. Listamos 5 pra você visitar ainda esse ano.

Quando se ouve a palavra Cânion (Canyon em inglês) logo pensamos nas paisagens norte-americanas. O Estados Unidos são donos sem dúvidas das mais famosas ou conhecidas formações de cânions do mundo, a formação rochosa norte americana conhecida como Grand Canyon se estende por centenas de quilômetros e recebem milhões de turistas nos seus principais pontos durante o ano inteiro. O que …

Continue reading  

Morar no interior nunca foi tão interessante

Agroturismo Estão enganados os que pensam que morar no campo é sinal de alienação e isolamento. A vida em fazendas e sítios com todas as suas particularidades atrai muitas pessoas que não conseguem ter contato com esse tipo de experiência no dia a dia ou querem intensificar seu rol de aventuras naturais. Não seria ruim sair da correria da cidade, …

Continue reading  

Uma nova forma de rentabilizar sua acomodação

Economia Compartilhada Em um post feito anteriormente, falamos um pouco sobre o que é economia compartilhada, a nova economia quem tem transformado a forma em que vivemos e vemos o mundo a nossa volta. As pessoas diminuiram significativamente a compra de CDs, em detrimento de arquivos digitais. As locadoras também sofreram um grande golpe, com o aumento dos filmes online. …

Continue reading