Chapada Diamantina, BA

Em 2015, um incêndio devastou 51 mil hectares da Chapada em 3 meses. Hoje, porém, a área arrasada está cheia de flores ! O local é atração e todos param para ver a natureza oferecendo flores ao homem destruidor. A espécie se chama candombá e não desabrochava há 17 anos.

A Chapada diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, no coração da Bahia. Lá, nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. As águas brotam dos cumes e chegam em cachoeiras, formando lindas piscinas naturais!

Na região estão situados os picos com maiores altitudes do Nordeste: O Pico do Barbado (2.033 metros), o Pico do Itobira (1.970 metros) e o Pico das Almas (1.958 metros).Resultado de imagem para flores da chapada diamantina

A vegetação é maravilhosa e composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas. Uma curiosidade é que, em 2015, um incêndio devastou 51 mil  hectares da Chapada em 3 meses. Hoje, porém, a área arrasada está cheia de flores! O local é atração e todos param para ver a natureza oferecendo flores ao homem destruidor (foto ao lado). A espécie se chama candombá e  não desabrochava há 17 anos.

A Chapada Diamantina reúne muitos atrativos naturais e culturais, sendo o local ideal para quem busca tranquilidade ou está atrás de muita história e aventura. São enormes paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras. Um destaque é a segunda maior cachoeira do Brasil: a Cachoeira da Fumaça.

Resultado de imagem para cachoeira da fumaça bahia

 

A cachoeira possui 340 metros e duas formas de ser vista: por cima, percorrendo uma trilha de 3 horas até seu topo, ou por uma trilha que passa por baixo e por cima, com duração de 3 dias. Quer conhecer a Cachoeira da Fumaça? Chame um Up Friend pra te ajudar!

O Parque Nacional da Chapada Diamantina situa-se na Serra do Sincorá, no leste do planalto. A cordilheira é alongada na direção norte-sul e tem largura média de 25 quilômetros.

Além de tudo isso, existem muitos sistemas de cavernas formadas pelos rios da região. Em destaque, a Gruta da Lapa Doce, que é a quinta maior caverna do Brasil, com 24 quilômetros:

Resultado de imagem para gruta da lapa doce chapada diamantina

Algumas dessas grutas apresentam pinturas rupestres ainda não estudadas, que têm suas origens há mais de 30 mil anos. Segundo a história, antes dos portugueses chegarem, as terras já eram habitadas por nômades, pescadores e caçadores. E essas pinturas são um legado deixado pelos antepassados.

O estado da Bahia reúne um dos maiores acervos de arte rupestre do país. Na Chapada Diamantina, em especial, elas estão por toda parte! No município de Lençóis existe a Serra das Paridas, complexo arqueológico formado por 18 sítios, onde é possível ver centenas de desenhos com idade estimada de 8 mil a 35 mil anos, segundo especialistas.

A mais famosa pintura é esta que se parece com um extraterrestre e localiza-se também na Serra das Paridas:

Já deu pra perceber que a Chapada é recheada de história! Sua população total estimada é de 395.620 habitantes, possuindo 24 municípios. Seria maravilhoso hospedar-se na casa de um dos nossos Up Hosts na Chapada e visitar esses locais, não é mesmo? Clique aqui e fale com um deles!Resultado de imagem para garimpo na chapada diamantina

Inicialmente, a Chapada era habitada por índios Maracás. A partir de 1710, a exploração das jazidas a procura de ouro e diamantes marcou a chegada dos bandeirantes e exploradores. Em 1844, já havia comerciantes, colonos, jesuítas e estrangeiros espalhados pelas vilas, que eram controladas e reguladas pela força da riqueza.

Ouro e diamante? Já podemos ir pra lá? Hahaha 😂

 

 

 

Hoje, são mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. Nós poderíamos falar muito das coisas maravilhosas que esse lugar tem. Mas é melhor ver pessoalmente né? Vem com a gente! Viaje com a Jamal Up.

Até a próxima!

 

Articles

Find More  

Cânions brasileiros começam a ganhar fama no mundo. Listamos 5 pra você visitar ainda esse ano.

Quando se ouve a palavra Cânion (Canyon em inglês) logo pensamos nas paisagens norte-americanas. O Estados Unidos são donos sem dúvidas das mais famosas ou conhecidas formações de cânions do mundo, a formação rochosa norte americana conhecida como Grand Canyon se estende por centenas de quilômetros e recebem milhões de turistas nos seus principais pontos durante o ano inteiro. O que …

Continue reading  

Morar no interior nunca foi tão interessante

Agroturismo Estão enganados os que pensam que morar no campo é sinal de alienação e isolamento. A vida em fazendas e sítios com todas as suas particularidades atrai muitas pessoas que não conseguem ter contato com esse tipo de experiência no dia a dia ou querem intensificar seu rol de aventuras naturais. Não seria ruim sair da correria da cidade, …

Continue reading  

Uma nova forma de rentabilizar sua acomodação

Economia Compartilhada Em um post feito anteriormente, falamos um pouco sobre o que é economia compartilhada, a nova economia quem tem transformado a forma em que vivemos e vemos o mundo a nossa volta. As pessoas diminuiram significativamente a compra de CDs, em detrimento de arquivos digitais. As locadoras também sofreram um grande golpe, com o aumento dos filmes online. …

Continue reading