Curitiba, PR

Após a chegada dos imigrantes, o cotidiano de Curitiba mudou completamente conforme o tempo. O modo de ser dos europeus incorporou a cidade de tal maneira, que hoje Curitiba é conhecida pela constante memória dos antepassados imigrantes. Um verdadeiro pedaço da Europa no Brasil!

Curitiba é a capital do Paraná,  um dos três estados que compõem a região Sul do Brasil. Em meados do século XVII sua principal atividade econômica era a mineração. Já nos séculos XVIII e XIX, foi a atividade tropeira (condutores de gado), derivada da pecuária.

Ao final do século XIX, dois acontecimentos marcaram a região: a chegada dos imigrantes europeus e a construção da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, ligando o litoral ao Planalto paranaense.

Após a chegada dos imigrantes, o cotidiano de Curitiba mudou completamente conforme o tempo. O modo de ser dos europeus incorporou a cidade de tal maneira, que hoje Curitiba é conhecida pela constante memória dos antepassados imigrantes. Um verdadeiro pedaço da Europa no Brasil!

A seguir, separamos para vocês, nossos leitores, 10 roteiros para visitar em Curitiba. Nós listamos apenas alguns, sendo assim, para conhecer tudo que Curitiba tem de melhor, chame um Up Friend pra te ajudar!

1 . JARDIM BOTÂNICO 

Marca registrada da cidade, o Jardim Botânico atrai pesquisadores e visitantes do mundo todo.

Seus jardins geométricos e estufas tornam-se um dos principais cartões postais de Curitiba. A estufa abriga plantas características da Mata Atlântica do Brasil e sua arquitetura, com estrutura metálica, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século XIX. 

O Jardim conta ainda com o Museu Botânico Municipal, trilhas em bosques de araucárias, lagos, quadras esportivas e um velódromo. E em volta da estufa está o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas de artistas e ambientalistas.

 

 

 

 

2 – MUSEU OSCAR NIEMEYER 

O Museu Oscar Niemeyer está instalado numa área de 35 mil metros quadrados e é um verdadeiro exemplo da Arquitetura e da Arte.

O primeiro prédio projetado por Oscar, foi concebido com Instituto de Educação em 1967. Posteriormente, foi reformado e adaptado à função de museu, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade.

É conhecido localmente como Museu do Olho e tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Atualmente, representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional, devido a importância do acervo, grandiosidade e beleza. Não dá pra ir a Curitiba sem visitar! 

3 – PARQUE TANGUÁ

O Parque Tanguá tem uma beleza surpreendente! Com um complexo de pedreiras desativadas, o Parque preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias.

O local possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. Uma delícia!  Além disso, o conjunto do Parque inclui também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.

4 – ESTRADA DA GRACIOSA 

A Estrada da Graciosa, como é conhecida a Rodovia PR-410, é uma estrada que pertence ao governo do Paraná. O percurso compreende a rota dos tropeiros em direção ao litoral do estado, interligando o município de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) às cidades de Antonina e Morretes.

A estrada atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil. Por isso, parte do trecho da Serra foi declarada como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. Na região existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

Resultado de imagem para estrada da graciosa paraná

Caso você queira passear pela Estrada da Graciosa, a gente pode te ajudar com um Up Friend pra te mostrar o local ou um Up Host pra te hospedar pertinho da Estrada.  Clique aqui para fazer contato!

 

 

 

 

5 – PARQUE BARIGUI 

Considerado um dos maiores parques de Curitiba, é um dos principais pontos de encontro da Cidade. Aos finais de semana e durante a semana, as caminhadas em volta do lago são muito comuns.

Resultado de imagem para parque barigui curitibaPossui uma área de 1,4 milhão de m² e conta com equipamentos de ginástica, sede campestre, churrasqueiras, canchas poliesportivas, quiosques, parque de exposições, parque de diversões e pista de bicicross. Sem contar também o Museu do Automóvel e a Estação Maria Fumaça! É o passeio ideal para fazer com toda a família.

Tem muito verde e um lago de 400 mil m², formado por uma represa. Lá encontra-se capivaras, socós, garças, gambás, gansos e muitos outros animais. Além disso, o parque conta com um heliporto onde os visitantes podem alugar um helicóptero e percorrer vários outros pontos turísticos de Curitiba!

6 – ÓPERA DE ARAME 

A Ópera de Arame é um teatro icônico da cidade de Curitiba.  Seu nome deriva do seu estilo construtivo, feitos de tubos de aço e estruturas metálicas, lembrando uma construção feita de arame.

Resultado de imagem para ópera de arame curitiba

A edificação é quase toda cercada por um lago artificial e o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. Maravilhoso! O projeto arquitetônico é de Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR.

O auditório outrora teve capacidade para 2,1 mil pessoas, mas hoje, após uma reforma feita em 2006, limitou-se a entrada de no máximo mil pessoas, a fim de preservar a bela estrutura.

Além desse projeto majestoso, a ópera está na Pedreira Paulo Leminski e juntos, formam o Parque das Pedreiras.

 

 

 

 

7 – MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA 

Resultado de imagem para Mercado municipal de curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba é o principal e mais tradicional endereço para compras e passeios em Curitiba. Lá encontra-se literalmente de tudo! Bebidas, queijos, vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, produtos orgânicos, especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais.

Mas não é só produtos alimentícios que enchem as prateleiras do Mercado. Encontra-se também produtos de decoração, utensílios domésticos, produtos domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes… ufa!

Depois das compras, se bater aquela fominha, há também restaurantes étnicos na praça de alimentação e eventos realizados regularmente dentro do Mercado.

8 – BOSQUE DE PORTUGAL

O parque público fica no bairro Jardim Social, com acesso pela rua Fagundes Varela, não possui horário pré-determinado de visitação.

Em 20,85 mil m² de área verde, conta com uma alameda que atravessa a mata nativa. Abriga o Memorial da Língua Portuguesa, que homenageia os imigrantes portugueses e os oito países que adotam a língua portuguesa: Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Além disso, na trilha do bosque há 22 pilares que ostentam réplicas de azulejos onde estão gravados versos de grandes poetas da língua portuguesa como Fernando Pessoa, Luiz de Camões, Drummond, entre outros. 

Resultado de imagem para bosque de portugal

 O bosque tem ainda uma área de animação com pista de corrida e um piso de mosaico (calçada portuguesa) com desenhos de ondas que lembram o mar e uma caravela portuguesa, em alusão às descobertas.  Resultado de imagem para bosque de portugal
9 –  ESTÁDIO MAJOR ANTÔNIO COUTO PEREIRA 
Conhecido simplesmente como Couto Pereira, é o segundo maior estádio de futebol do Paraná e pertence ao Coritiba Foot Ball Club. Seus torcedores o chamam carinhosamente de Couto, Alto da Glória ou Gigante de Concreto Armado.
Aos amantes de futebol, essa oportunidade não pode passar despercebida!
Se você mora perto do estádio e quer receber um hóspede na sua casa ou ser um Up Friend, conduzindo um visitante a esse ponto, clique aqui.

CP2.jpg

Inaugurado em 1932, atualmente o estádio conta com capacidade para 40.310 pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

10 – PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO GUAIRACÁ
O Parque Natural Municipal do Guairacá foi inaugurado em 29 de março de 2014 e criado através do Decreto Municipal nº 287/2014. O parque está localizado na Rua AdelinResultado de imagem para lago guairacáo Vessossi, trecho entre as Ruas Dionira Moletta Klemtz até a Rua Carlos Klemtz, no bairro Fazedinha, Regional Portão, em uma área de 118.178,00 m² que acompanha a margem esquerda do Rio Barigui (extensão de 1.381,00m). Os principais atrativos do Parque Guairacá são:

Trilha das Águas Guairacá: roteiro de 885 metros identificado com placas informativas sobre a importância da conservação da água e das áreas de nascentes e banhados;

  1. Lago Guairacá: lago formado para acumulação de águas provenientes de chuvas intensas, prevenindo e minimizando inundações no entorno;
  2. Banhados do Barigui: áreas de relevo plano próximos ao Rio Barigui que servem para armazenar e retardar o escoamento de grandes quantidades de águas das chuvas, auxiliando na minimização e prevenção de inundações;
  3. Matacão: bloco de rocha que mostra uma “brecha de falha geológica” originada há milhares de anos após a uma grande movimentação tectônica que ocasionou a ruptura de partes da crosta terrestre, criando uma zona de fraqueza onde o atual Rio Barigui foi se encaixando ao longo do tempo;
  4. Nascente: local onde um dos afluentes do Rio Barigui “nasce”, onde a água subterrânea alcança a superfície. A preservação da vegetação no seu entorno e a proteção de seu vertedouro contribuem para o “renascimento” da qualidade das águas do Rio Barigui.

São muitos lugares maravilhosos, não é mesmo? Lembre-se que nós estamos aqui pra te ajudar a chegar até eles. Precisando, já sabe onde procurar 😉

Vem com a gente! Seja ou procure um Up Host/Up Friend.  

 

 

 

 

 

Articles

Find More  

Cânions brasileiros começam a ganhar fama no mundo. Listamos 5 pra você visitar ainda esse ano.

Quando se ouve a palavra Cânion (Canyon em inglês) logo pensamos nas paisagens norte-americanas. O Estados Unidos são donos sem dúvidas das mais famosas ou conhecidas formações de cânions do mundo, a formação rochosa norte americana conhecida como Grand Canyon se estende por centenas de quilômetros e recebem milhões de turistas nos seus principais pontos durante o ano inteiro. O que …

Continue reading  

Morar no interior nunca foi tão interessante

Agroturismo Estão enganados os que pensam que morar no campo é sinal de alienação e isolamento. A vida em fazendas e sítios com todas as suas particularidades atrai muitas pessoas que não conseguem ter contato com esse tipo de experiência no dia a dia ou querem intensificar seu rol de aventuras naturais. Não seria ruim sair da correria da cidade, …

Continue reading  

Uma nova forma de rentabilizar sua acomodação

Economia Compartilhada Em um post feito anteriormente, falamos um pouco sobre o que é economia compartilhada, a nova economia quem tem transformado a forma em que vivemos e vemos o mundo a nossa volta. As pessoas diminuiram significativamente a compra de CDs, em detrimento de arquivos digitais. As locadoras também sofreram um grande golpe, com o aumento dos filmes online. …

Continue reading