Guarapari, ES

Uma das principais cidades turísticas do Espírito Santo, conquista a todos graças às suas belezas naturais e suas areias chamadas monazíticas (radioativas), com possíveis virtudes terapêuticas. Com mais de 30 praias, chega a atrair 700.000 turistas no verão. Além das praias, o município possui clubes aquáticos, aquários, exposições marinhas e passeios de mergulho.

Guarapari é um município do Espírito Santo, a cerca de 51 quilômetros de Vitória.

O nome “Guarapari” é de origem indígena, onde “Guara” se refere à ave Guará, e “parim” se refere à arma utilizada pelos povos indígenas locais para caçar esse animal que era muito comum na região. Com o tempo, passou-se a adotar o nome “Guarapari” ao invés de “Guaraparim”.

  • Parque Paulo César Vinha

Resultado de imagem para parque paulo cesar vinha 

O Parque Estadual Paulo César Vinha localiza-se no bairro Setiba e possui 1.500 hectares de florestas, praias, ilhas, lagoas, dunas e alagados. O Parque fica bem ao norte do município de Guarapari, na divisa com Vila Velha, e foi criado na década de 90, a fim de proteger os variados sistemas naturais que estavam sendo ameaçados pelo recorrente desmatamento.

O parque recebeu esse nome em homenagem ao biólogo Paulo C. Vinha, assassinado cruelmente nos limites do parque enquanto fazia um levantamento fotográfico sobre líquens e fungos.

O local faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Espírito Santo e é aberto para visitas e pesquisas. Resultado de imagem para centro de vivências parque paulo cesar vinha

O Parque também abriga o Centro de Vivências, onde os monitores apresentam vídeos e slides do parque, e também ministram palestras sobre educação ambiental. Compreende, também, duas praias: a Praia do Sol e a Praia do Caraís. No mar, várias ilhas e pedras, como a de Alcaeira, Toaninha,  Francisco Vaz,  Guararema,  Guanchumbas, Quitonga e a Pedra dos Patos.

Lá, existe a Lagoa de Caraís (foto abaixo), de águas avermelhadas pelas raízes das plantas da região. Outras duas lagoas são a Feia e a do Milho, mas somente a de Caraís é aberta para visitação.

 

Resultado de imagem para centro de vivências parque paulo cesar vinha

Para quem quiser ir e tirar fotos, é só ficar atendo, pois por lá perambulam tatus, corujas, ouriços-caxeiros, saguis-da-cara-branca, cutias, jiboiais, quatis, tamanduás, veados e uma imensa quantidade de pássaros, além de uma rica flora composta por orquídeas, bromélias, clúsias e outras espécies típicas da restinga.

O parque também possui duas trilhas para visitação:

Trilha da Clúsia, que possibilita ao visitante um grau íntimo com a natureza e a impressão de que caminha em meio à uma mata fechada; e a Trilha da Restinga, que é relativamente maior e mais fácil de explorar. Ao final da trilha, o turista chega à Lagoa de Caraís.

 

Resultado de imagem para trilha clúsia guarapari

 

  • Culinária

A culinária capixaba é um dos grandes atrativos para quem visita Guarapari. Dentre os pratos mais famosos, destacam-se a moqueca capixaba, a torta capixaba, a muma de siri e a caranguejada.

Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água apenas com os vegetais e frutos do mar. Diferente da moqueca baiana, a moqueca capixaba não leva azeite-de-dendê nem leite de coco. Resultado de imagem para moqueca capixaba

A torta capixaba é  preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. É prato é tradicionalmente consumido durante a Semana Santa em todas casas capixabas!

Resultado de imagem para torta capixaba Receita genuinamente indígena, a Muma de siri consiste em um pirão de siri com farinha de mandioca na panela de barro, em que são acrescidos cebola, alho, tomate, cebolinha, salsa, limão e urucum.

Resultado de imagem para muma de siri

Já a Caranguejada  à moda capixaba é feita com caranguejos bem suculentos, temperados com molhos de coentro, cebola, alho, limão, azeite e urucum.

Resultado de imagem para caranguejada capixaba

 

  • Praias

Uma das principais cidades turísticas do Espírito Santo, conquista a todos graças às suas belezas naturais e suas areias chamadas monazíticas (radioativas), com possíveis virtudes terapêuticas – apesar dos benefícios no tratamento de artrite e reumatismo não terem comprovação científica.

Com mais de 30 praias, chega a atrair 700.000 turistas no verão. Além das praias, o município possui clubes aquáticos, aquários, exposições marinhas e passeios de mergulho.

As maiores concentrações estão na Praia da Areia Preta e Praia do Morro, cheias de bares, quiosques, jovens e famílias. Em clima de vila de pescadores, a badalação fica nas praias Meaípe e na Enseada Azul. Quem prefere a calmaria costuma ir a Três Praias e Setiba.

Veja algumas fotos dessas seis praias:

Praia da Areia Preta:

Resultado de imagem para praia da areia preta guarapari

Praia do Morro:

Resultado de imagem para praia do morro guarapari 2013

Meaípe:

Resultado de imagem para meaípe guarapari noite

Enseada Azul:

Resultado de imagem para enseada azul guarapari

Três Praias:

Resultado de imagem para três praias guarapari

Setiba:

Resultado de imagem para setibaguarapari

Caso você queira receber visitantes de todo o mundo em sua acomodação em Guarapari, seja um Up Host da Jamal Up. Além disso, você também pode ganhar um dinheiro extra, mostrando aos turistas os pontos turísticos, as praias, as trilhas e os lugares incríveis que você conhece, sendo um Up Friend.

Vem com a gente!