Praia do Forte, BA

O lugar é incrível! São 12 quilômetros de praias com muitos recifes, o que permite passeios de barco e mergulhos. E uma característica curiosa é que a Praia permanece ensolarada o ano todo, exceto nos meses de maio e julho, quando, costumeiramente chove. Por isso, é sempre possível ver a Praia do Forte com muitos visitantes, mesmo fora de temporada.

A Praia do Forte é uma praia situada no Município de Mata de São João, na Bahia. E fica a cerca de 80 quilômetros de Salvador. É um dos locais mais amados do litoral norte da Bahia, e a pequena vila é formada por nativos locais: pescadores, artesãos e empreendedores que montam seus negócios na região.

Lá, o ecoturismo é predominante, graças à projetos como o TAMAR, Baleia Jubarte e a Reserva Sapiranga. 

O lugar é incrível! São 12 quilômetros de praias com muitos recifes, o que permite passeios de barco e mergulhos. E uma característica curiosa é que a Praia permanece ensolarada o ano todo, exceto nos meses de maio e julho, quando, costumeiramente chove. Por isso, é sempre possível ver a Praia do Forte com muitos visitantes, mesmo fora de temporada.

A economia da vila se baseia no turismo, por isso é muito receptiva!  

Sendo assim, separamos hoje, 5 motivos para visitar a Praia do Forte. Esperamos que, assim como nós, você fique morrendo de vontade de ver tudo isso de perto. E se quiser, já sabe: com a Jamal Up fica mais fácil! 

1 – Visita ao Projeto TAMAR 

Resultado de imagem para PROJETO TAMAR

Das 7 espécies de tartarugas que desovam nas praias brasileiras, quatro são na Praia do Forte.  Ameaçadas de extinção, elas passaram a ser protegidas pelo Projeto Tamar desde a década de 80. A sede na Praia do Forte é aberta ao público, e lá é possível ver algumasResultado de imagem para PROJETO TAMAR tartarugas nascidas em cativeiro e  outras diferentes espécies marinhas.

Porém, caso você queira acompanhar a desova na areia, é preciso viajar para lá em dezembro, quando as tartarugas voltam ao lugar do seu nascimento para deixar seus ovos.

 

O Projeto TAMAR é um projeto que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. E foi fundada pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha, servindo de modelo para outros países.

2 – Admirar as baleias 

Entre os meses de julho e novembro, as baleias migram para as águas quentes do litoral Norte da Bahia para acasalar e dar à luz. Durante a chamada “baleiada” – atividade desenvolvida para a observação desses animais em alto mar, os visitantes tem a oportunidade de observar belas acrobacias de baleias que chegam até 16 metros de comprimento e 40 toneladas. Resultado de imagem para baleias jubarte praia do forte

Os passeios para a observação são feitos e monitorados pelos biólogos do Instituto Baleia Jubarte. Criado em 2000, tem o objetivo de conservar as baleias da extinção e é constituído por uma equipe de profissionais preparados para receber esses animais tão graciosos. Resultado de imagem para baleias jubarte praia do forte

Antes do passeio, são ministradas palestras aos visitantes, onde é possível obter informações sobre o mamífero, como seus hábitos, comportamentos e curiosidades. Dentro do Instituto Baleia Jubarte também se encontra um museu disponível para visitação. É importante ressaltar que o Instituto atende apenas grupos previamente agendados e não abre aos sábados e feriados.

Os grupos interessados em fazer uma visita, devem agendar através dos seguintes contatos:

E-mail:  [email protected]

Telefone: (71) 3676-1463

 

 

É um programa ideal pra se fazer com toda a família. Não tem quem não se encante!

 

3 – Mergulhar nas piscinas naturais

Resultado de imagem para piscinas naturais praia do forte

Quando a maré  está baixa, alguns pontos do litoral da Praia do Forte revelam verdadeiras piscinas naturais, com águas limpas e mornas. As piscinas da Praia do Papa Gente, as mais famosas para mergulho,  são lindas! É preciso caminhar cerca de 1,5 Km a partir do Projeto Tamar, na direção Norte. Porém, é importante ir na época certa de maré baixa, ou é muito difícil identificar o local. Orientamos que você procure um Friend que possa te ajudar e orientar, certo?

Resultado de imagem para piscinas naturais praia do forte

 

4 – Visitar construções históricas

Tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1937, as ruínas do Castelo de Garcia d’Ávila ainda Resultado de imagem para castelo garcia d'ávila praia do forteguardam traços da arquitetura da época de suas construções e algumas referências medievais. Construído a partir de 1551 pelo maior latifundiário que o Brasil já teve, a edificação deu o nome à Praia do Forte. 

Localizado no ponto mais alto do litoral baiano, a 75 Km de Salvador, servia de posto de observação da chegada de possíveis navios invasores ao País. Logo ao lado dessa curiosa construção histórica, está a Capela Nossa Senhora da Conceição, que foi restaurada e pode ser visitada.

O local é muito frequentado no fim do dia, onde é possível acompanhar o pôr-do-sol nas suas janelas. Uma experiência para jamais esquecer! 

Resultado de imagem para castelo garcia d'ávila praia do forteResultado de imagem para castelo garcia d'ávila praia do forte

5 – Experiências gastronômicas 

Não é novidade para ninguém que a culinária baiana encanta  brasileiros e estrangeiros. E na Praia do Forte não é nada diferente!

Resultado de imagem para tempero forte praia do forte

Existe uma gigantesca variedade de restaurantes. É só escolher: rústicos, modernos ou aconchegantes? Cozinha italiana, francesa, japonesa, mexicana, argentina ou a nossa nordestina? Que tal tudo? HAHAHA 😂 O ideal é passar uns dias na Praia do Forte pra experimentar essas delícias, por que opções não faltam.

Além dos restaurantes, a gastronomia está inserida em todos os cantinhos da Praia. É possível saborear pratos de qualidade nas barracas instaladas nas praias, nos bares e quiosques.
Resultado de imagem para tempero forte praia do forte

Anualmente, um grande evento gastronômico marca o calendário anual da Praia do Forte: o Tempero Forte. Idealizado pela chef Tereza Paim, o encontro reúne chefes de várias partes do Brasil e outros países, que desenvolvem pratos de acordo com o tema escolhido. Os restaurantes locais também participam!

Essa festa gastronômica movimenta a vila e contempla cursos, aulas temáticas e workshops em sua programação.

Hmmmmm… Já queremos ir!

Deu água na boca aí? Aqui também! Não só pela possibilidade de experimentar essa comida maravilhosa, mas também por causa das experiências que a Praia do Forte pode proporcionar.
Se você tem uma acomodação e quer disponibilizá-la para visitantes do mundo todo, seja um Up Host da Jamal Up!
A sua casa é o mundo. 
Até a próxima!

 

Articles

Find More  

Cânions brasileiros começam a ganhar fama no mundo. Listamos 5 pra você visitar ainda esse ano.

Quando se ouve a palavra Cânion (Canyon em inglês) logo pensamos nas paisagens norte-americanas. O Estados Unidos são donos sem dúvidas das mais famosas ou conhecidas formações de cânions do mundo, a formação rochosa norte americana conhecida como Grand Canyon se estende por centenas de quilômetros e recebem milhões de turistas nos seus principais pontos durante o ano inteiro. O que …

Continue reading  

Morar no interior nunca foi tão interessante

Agroturismo Estão enganados os que pensam que morar no campo é sinal de alienação e isolamento. A vida em fazendas e sítios com todas as suas particularidades atrai muitas pessoas que não conseguem ter contato com esse tipo de experiência no dia a dia ou querem intensificar seu rol de aventuras naturais. Não seria ruim sair da correria da cidade, …

Continue reading  

Uma nova forma de rentabilizar sua acomodação

Economia Compartilhada Em um post feito anteriormente, falamos um pouco sobre o que é economia compartilhada, a nova economia quem tem transformado a forma em que vivemos e vemos o mundo a nossa volta. As pessoas diminuiram significativamente a compra de CDs, em detrimento de arquivos digitais. As locadoras também sofreram um grande golpe, com o aumento dos filmes online. …

Continue reading